Como organizar umas mudanças

Vai mudar de casa, de cidade ou de país? Quando são positivas, as mudanças podem ser revigorantes, pois significam uma nova vida, novas rotinas e vivências. Mas também podem ser sinónimo de dor de cabeça quando pensamos nas mudanças em si, em ter de empacotar todos os nossos pertences e voltar a colocá-los e organizá-los num novo espaço. Parece cansativo e desgastante, não? E se lhe disserem que até pode ser agradável? Acredita?

Tudo depende da sua capacidade de planeamento. Siga as seguintes dicas para mudanças tranquilas e organizadas:

1. Planeie as mudanças

mudanças

Foto Mirror

Mesmo que tenha muito pouco tempo para fazer as mudanças, é importante dedicar algum tempo a planear para que o stress não invada os seus dias sem misericórdia.

Pegue num caderno ou no seu computador e faça uma lista das tarefas que lhe vierem à cabeça relacionadas com as mudanças, sem qualquer ordem de prioridade. Aponte tudo o que se lembrar: comprar caixas de cartão e fitas para embalar, limpar a nova casa, contratar uma empresa de transportes e mudanças, fazer alterações da nova morada, fazer um novo contrato de água e electricidade, etc.

De seguida, estabeleça prioridades pela ordem que pensa que tudo deve ser feito. Pense em prazos razoáveis, pois nem tudo depende de si.

Feito? Muito bem, assim nada será esquecido.

Se durante as mudanças surgirem novas tarefas, acrescente-as à sua lista. Vai ver que só o facto de ter feito esta lista o irá libertar mentalmente, já que não irá estar a toda a hora a pensar no que deverá fazer ou não fazer, pois estará tudo registado.

2. Faça uma lista com o que pretende levar

mudanças

Foto Glam Bistro

O segundo passo nas mudanças é seleccionar o que vai levar consigo e o que poderá deixar para trás. Procure ser rigoroso e deixe de lado sentimentalismos exagerados: roupas, sapatos, brinquedos, livros e outros objectos que já não tenham nenhuma utilidade ou estão avariados não o devem acompanhar na nova vida. Não se iluda: os objectos que estão esquecidos dentro dos armários há vários anos vão continuar esquecidos por vários anos nos novos armários.

Aproveite esta nova etapa da sua vida para se livrar de toda a tralha e recomeçar apenas com o que realmente é importante e útil para si.

Doe para instituições de caridade o que não quiser e assim vai fazer outras pessoas felizes.

No final da sua selecção, certifique-se que na sua futura casa tem espaço para tudo o que seleccionou.

3. Comece logo a embalar

mudanças

Foto Big Brown Box

Assim que a data das mudanças for definida, comece logo a embalar para fazer tudo com calma e não atrapalhar todas as suas outras tarefas diárias. Organize as embalagens por divisões da casa e reserve uma semana para cada uma delas, para realizar cada etapa com calma. Por exemplo, se a sua casa tiver uma sala de estar, dois quartos, uma casa de banho e uma cozinha, reserve idealmente 5 semanas para colocar tudo dentro das caixas.

Comece por embalar roupa da estação oposta à que se encontra actualmente e os objectos que não são muito usados ou importantes. Deixe para último o que realmente necessita para o seu dia-a-dia.

4. Contrate uma empresa de mudanças

mudanças

Foto Transporter

Para não correr o risco de não haver disponibilidades de datas, inicie desde logo a pesquisa e solicite orçamentos de empresas de transportes e mudanças. Peça também referências a amigos e conhecidos e antes de fechar contrato e certifique-se do limite de caixas e volume acordado.

Procure também saber se no orçamento está incluído o seguro do que será transportado e os materiais para embalar, como plásticos, caixas, etc.

5. Organize-se na nova casa

mudanças

Foto Sable Verity Blog

Uma semana antes das mudanças solicite a transferência de serviços como o telefone, a TV por cabo, Internet, etc., e trate dos novos contratos da água e electricidade.

Entretanto, quando finalizar as mudanças e distribuir as caixas sinalizadas pelas diferentes divisões, escolha uma delas para começar a desempacotar. Não inicie a organização das novas divisões ao mesmo tempo: comece por uma, termine e depois comece outra.

Também não limpe cada coisa que desempacotar. Primeiro organize a casa para depois, com tudo já funcional, lavar e limpar o que for preciso. Desta forma o trabalho rende e evita o caos à sua volta.

facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube