Como fazer umas mudanças baratas

mudanças baratas

Foto Alibaba

Seja qual for o motivo ou a natureza das mudanças de casa, a verdade é que implica despesas de várias ordens.

Se está a pensar em mudar-se para outra cidade, para outra rua ou para outro país, saiba que existem formas de tornar as mudanças baratas e mais acessíveis.

Deixamos-lhe aqui algumas dicas que irão ajudar a não gastar muito dinheiro:

  1. Venda móveis ou doe roupa, livros e objectos que já não utilize mais. Já o(a) aqui aconselhámos a tomar esta decisão várias vezes, por forma a tornar as suas mudanças mais fáceis de organizar. Mas esta será também uma excelente dica para quem pretende mudanças baratas no Porto, por exemplo, especialmente se estiver a pensar em contratar uma empresa de mudanças, pois grande parte do valor é baseado no peso de todos os seus bens que pretende transportar. Desta forma livra-se do peso e, se decidir vender, arranja algum dinheiro para ajudar a pagar os serviços. Pode experimentar fazer uma “venda de garagem”, como tão frequentemente fazem os americanos, ou dirigir-se a lojas que comprem coisas em segunda mão. Fale também com amigos, que eventualmente poderão estar interessados em adquirir alguns itens pelo “preço de amigo”.
  2. Empacote tudo você mesmo. As empresas de transporte e mudanças geralmente oferecem este serviço, mas isso terá sempre um custo adicional que poderá gorar a sua necessidade de tornar as suas mudanças baratas. Para conseguir caixas e cartões contacte supermercados, mesmo até grandes superfícies, que eles costumam disponibilizá-los. Pode também tentar comprar a uma empresa de mudanças caixas que já foram utilizadas por um preço mais económico. Possivelmente, se for a empresa que contratou até as disponibilizam gratuitamente, não custa perguntar.
  3. Negoceie e faça as melhores escolhas com as empresas de mudanças. Já aqui lhe explicámos como pedir um orçamento a empresas de mudanças e isso é muito importante para conseguir mudanças baratas. Peça pelo menos 3 orçamentos – quer a grandes empresas nacionais quer a empresas locais – e escolha a opção que melhor se adapte ao seu orçamento. Veja também aqui dicas para contratar empresas de mudanças que irá ajudá-lo(a) a poupar. Claro que terá sempre a hipótese de prescindir deste serviço se tiver poucas coisas para transportar. Neste caso, até pode optar por o aluguer de uma carrinha e contar com a ajuda de amigos e familiares que se disponibilizem para ajudá-lo(a) nesta tarefa. Mas regra geral a melhor opção é sempre a contratação dos serviços de uma empresa de mudanças.
  4. Organize o consumo da comida. Por vezes não pensamos na comida como uma despesa nestas alturas, mas a verdade é que pode efectivamente influenciar os gastos. Para conseguir fazer umas mudanças baratas, comece a esvaziar a dispensa e o frigorífico com antecedência. Os enlatados, por exemplo, pesam muito e vai acabar por dá-los ou deitá-los fora para não encarecer o transporte. Planeie também o consumo de congelados e outros alimentos que necessitem de refrigeração até ao dia das mudanças.
  5. Escolha bem o dia das mudanças. Para conseguir mudanças baratas poderá realizar as mudanças a meio da semana, por exemplo, se tiver disponibilidade ou alguém próximo que consiga orientar tudo por si. Decerto irá conseguir preços mais atractivos, pois as datas mais procuradas são, obviamente, ao fim-de-semana, quando as pessoas têm maior disponibilidade, sobretudo os prolongados.

Após a mudança, deverá ter igualmente outros cuidados na nova casa: ligar a água, electricidade, gás, pedir a certificação energética ou fazer uma grande limpeza inicial. Após esta checklist, estará pronto para usar e abusar da nova habitação! Desfrute!

facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube