Calendarize as suas mudanças no Porto

mudanças no porto

Foto Go Pix Pic

Se está prestes a mudar-se para o Porto, saiba que é uma cidade maravilhosa para se viver, a segunda maior de Portugal que oferece muitas atracções, monumentos e museus, assim como um calendário cultural cada vez mais preenchido. À beira-rio, o bairro da Ribeira é fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca, cheia de restaurantes e bares animados. Se quiser descobrir a cidade Invicta veja tudo no site Turismo do Porto – Portal Oficial e comece já a fazer planos para a sua nova vida.

Entretanto, o assunto aqui são as mudanças no Porto. Por onde começar? O que fazer?

Vamos ajudá-lo(a) neste processo propondo um calendário de tarefas, pois planear é a chave para umas mudanças tranquilas.

Dois meses antes

mudanças no porto

Fotos Aidan Donnelley Rowley

Se possível, comece a preparar as mudanças no Porto dois meses antes.

Já aqui expusemos algumas etapas fundamentais, que nesta fase passam pela criação de uma lista de tarefas com as devidas prioridades e um inventário de todos os seus bens. Veja tudo aqui: como organizar umas mudanças.

Entretanto, nesta altura vai ter de tomar uma das primeiras decisões: vai fazer as mudanças no Porto por si próprio(a), vai alugar ou pedir emprestado uma carrinha ou vai optar por uma empresa de mudanças profissional?

A verdade é que todas estas soluções têm vantagens e desvantagens, por isso reflicta bem antes de tomar uma decisão.

Se optar por contratar uma empresa de mudanças, esta será a melhor altura para começar a sua selecção. Veja tudo aqui: como contratar uma empresa de mudanças.

Um mês e meio antes

mudanças porto

Foto Pix Good

Se viver numa casa alugada, um mês e meio antes de fazer as mudanças no Porto é o momento certo para informar o senhorio que está a planear sair. Se optar por comprar móveis para a nova casa, esta é também a altura para encomendar e marcar a entrega.

Tente planear as mudanças no Porto para uma sexta-feira, para poder aproveitar o fim-de-semana. Peça já ajuda a amigos e familiares, especialmente se precisar de alguém que tome conta de filhos ou animais de estimação.

Um mês antes

mudanças no Porto

Foto Clutter Down

Um mês antes de fazer as mudanças no Porto comece a tratar das burocracias relacionadas com a alteração de morada:

  • Informe o(s) seu(s) banco(s) da sua nova morada e mude para um balcão mais próximo da nova casa.
  • Informe a seguradora e mude antecipadamente o seguro da casa, para que a nova casa fique logo coberta após as mudanças. Aproveite para actualizar outras apólices, nomeadamente vida, automóvel, saúde, entre outros.
  • Não se esqueça das subscrições de revistas.
  • Nos CTT peça o reencaminhamento de correspondência para assegurar que recebe o correio entre as mudanças.
  • Comunique também a nova morada a clubes ou associações de que é sócio, à sua entidade patronal, a sindicatos ou a outras associações de que faça parte.
  • Informe a escola dos seus filhos.

A um mês das mudanças no Porto pode também começar a reunir o material necessário para empacotar: caixas e caixotes, fita-cola grossa para as fechar, marcadores para as identificar, jornais velhos e/ou plástico-bolha para embrulhar os objectos mais frágeis, etc.

Duas semanas antes

mudanças no Porto

Foto Hip Consultant

Duas semanas antes das mudanças no Porto chegou o momento de começar a desmontar a sua casa, divisão por divisão.

As empresas de mudanças podem fazer este trabalho por si. Caso não contrate esta opção, porque fica mais barato ou prefere fazer tudo sozinho(a), comece a empacotar objectos que não são essenciais e marque as caixas.

Nesta altura, deverá também tratar da alteração da morada na carta de condução e registo de propriedade do veículo, cartão de cidadão, passaporte, finanças e recenseamento eleitoral.

Inscreva-se no centro de saúde na nova área de residência e peça transferência dos seus dados médicos.

Por fim contacte as empresas que lhe fornecem os serviços básicos de gás, água, electricidade, TV, Internet, etc. e trate das novas ligações e dos contratos.

Uma semana antes

mudanças no Porto

Foto Fashion Bubbles

Quando tiver tudo praticamente encaixotado, comece a fechar as divisões vazias. Faça umas malas com peças de vestuário para os primeiros dias, roupa de cama e medicamentos. Organize também uma caixa com utensílios essenciais de cozinha e coloque todos os seus documentos importantes numa pasta.

Comece a descongelar o que tem congelado e pense em refeições que permitam esgotar o que tem na despensa.

Se contratou uma empresa, a uma semana das mudanças no Porto confirme a data e a hora, aproveitando para acertar qualquer outro assunto.

Esta também é a altura para confirmar com os amigos e/ou familiares que se comprometeram a ajudar.

Dia anterior às mudanças no Porto

mudanças no Porto

Foto Internet

Na véspera das mudanças no Porto, faça uma limpeza para garantir que não se esquece de nada perdido atrás de um armário.

Prepare o dinheiro ou cheque necessário para pagar à empresa de mudanças e planeie uma refeição no caso das mudanças se estenderem para a hora de almoço ou jantar.

Dia das mudanças

mudanças Porto

Foto Click Habitação

Antes da partida, verifique todas as divisões da casa para se certificar que não se esqueceu de nada e entregue todas as cópias de chaves da casa antiga.

Se alugou uma carrinha para as mudanças no Porto, coloque primeiro os móveis para depois encaixar os caixotes. Utilize o seu veículo particular para transportar algum vestuário, animais de estimação, plantas e outros objectos de valor e/ou frágeis.

Se contratou uma empresa de mudanças, procure chegar à casa nova antes deles para poder orientar tudo. Na descarga deve verificar cada caixa para detectar eventuais estragos.

facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssyoutube